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Para diminuir a ansiedade, alimente bons pensamentos

Veja algumas dicas para deixar você mais tranquilo

Estamos vivendo dias difíceis. Pode ser que tudo isso passe logo. Ou não. E é essa dúvida que tem deixado as pessoas muito ansiosas, nervosas, sem saber muito o que fazer. E tudo isso faz muito mal à saúde e aos relacionamentos., Por isso, muita calma nessa hora!

 

Normalmente não temos as ferramentas necessárias para lidar com essa ansiedade. Acabamos, por inúmeras vezes,  nos preocupando exageradamente e, no fim das contas, nossos maiores temores passam longe da realidade. A verdade é que atrapalham a vida real.

 

Felizmente, existem muitas maneiras de manejar esse sentimento tão desagradável. E, por isso, nós da Morandini vamos lhe dar algumas dicas para melhorar essa situação.

 

Mas se lembre de uma coisa: a chave para que as dicas funcionem de verdade é a repetição. Tentar uma vez não é o suficiente e não vai fazer a ansiedade desaparecer milagrosamente. 

 

Confira algumas dessas dicas, de autoria de Tatiana Pimenta, publicadas no blog Vittude, e as coloque em prática:

 

Treine a respiração profunda

Respirar profundamente é um conselho antigo. Quando inspiramos o ar e expiramos vagarosamente, nosso cérebro compreende que podemos (e devemos) relaxar. O efeito é quase imediato. 

 

Faça técnicas de relaxamento

 

Após um expediente cheio, procure uma música relaxante, desligue as luzes do seu quarto (se preferir) e deite-se confortavelmente. Não pense no trabalho, nos problemas, nas pendências. Concentre-se apenas em sua respiração e na música. 

 

Pratique atividades físicas

 

É mais do que confirmado que movimentar o corpo pelo menos três vezes na semana ajuda a controlar a ansiedade, além de agir como prevenção e tratamento complementar para transtornos mentais. A atividade física libera os hormônios da felicidade (dopamina, endorfina e serotonina), promovendo o bem-estar e a disposição física pelo resto do dia.

 

Alimente pensamentos bons

 

Os nossos pensamentos exercem grande influência em nossos sentimentos e ações. Por isso, muitos transtornos mentais compartilham o sintoma de pensamentos ruins ou desastrosos. Logo após o despertar, pense em coisas prazerosas, revisite lembranças felizes ou liste as suas qualidades..

 

Organize o seu dia 

 

Outra forma de controlar a ansiedade é planejar o dia com antecedência. Organize os seus afazeres domésticos e compromissos de forma que seja de fácil entendimento. 

 

Tenha um hobbie

 

Ocupe a sua mente com uma atividade divertida. Se você desconhece a sua paixão, esta dica é ainda melhor, pois você pode se aventurar em diversos hobbies até encontrá-la! 

 

Faça meditação

 

Apesar da respiração profunda ter efeitos semelhantes ao da meditação, a prática é igualmente importante para acalmar a mente e o corpo. As primeiras tentativas são complicadas. Muitos ainda não estão acostumados a silenciar a mente.

 

Mude a perspectiva

 

Uma das características marcantes da ansiedade é o pessimismo. Quando ansiosas, as pessoas logo focam apenas no lado negativo. Para combater esse sintoma, busque o que há de melhor em cada situação e cultive o otimismo. 

 

Durma bem

 

A qualidade do nosso sono reflete em nosso humor e disposição. Dormir bem é importante para a saúde como um todo, por isso, crie um ritual noturno para afastar o desgaste emocional e físico. Você pode tomar um chá, fazer uma leitura leve ou ouvir um áudio relaxante. Procure se afastar de eletrônicos antes de adormecer. A televisão e o celular são estímulos desnecessários na hora de dormir. Outra dica é não pensar no dia seguinte. Deixe para lidar com as pendências da semana no momento correto, ou seja, após o nascer do sol. 

Siga as dicas e deixe a ansiedade de lado!

Siga as dicas e deixe a ansiedade de lado!

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